O Método MARAP nasceu (desde 2008) da nossa experiência em campo, respondendo a essa pergunta para dezenas de propriedades rurais. Descobrimos que o maior desafio do produtor não é a produtividade ou os gastos (que ele conhece bem), mas sim a análise do desempenho geral. É a sensação de uma dedicação de muito trabalho, sem uma visão clara do resultado final.
Muitas vezes, o gestor enxerga o resultado de cada cultura (soja, gado, leite) de forma separada, mas não consegue consolidar a visão completa. Essa dificuldade aumenta ainda mais porque as finanças da pessoa física (que depende da propriedade) acabam se misturando com as contas do negócio.
Sem uma visão consolidada, fica muito difícil saber o que realmente dá lucro. Por isso, criamos um diagnóstico adaptado ao ciclo do agronegócio, que separa as unidades de negócio e as finanças pessoais para gerar um resultado completo. O método analisa a fundo o Custo de Produção por atividade, o Fluxo de Caixa do Plano Safra e a Margem de Contribuição real de cada uma.
O resultado final é um plano de ação que organiza a gestão. Você terá a visão do desempenho de cada atividade e, o mais importante, o desempenho consolidado da sua propriedade, te devolvendo o controle para tomar decisões estratégicas que geram lucratividade.
Este é o pilar de toda a gestão no agro. Analisamos e compomos todas as atividades e custos envolvidos em cada negócio da sua propriedade (seja uma cultura específica, a pecuária ou a armazenagem).
Ao final, apuramos o custo real por atividade e o custo total da propriedade. Sem esse número, qualquer análise de lucro ou precificação de serviços permanece apenas no “achismo”.
Revelamos a rentabilidade real de cada unidade de negócio da sua fazenda: seja a cultura/safra, a produção animal ou até serviços (como o aluguel de maquinário para vizinhos).
Você descobrirá quais atividades sustentam a propriedade e quais podem estar drenando seu resultado. Mesmo com preços de commodities, entender sua margem é a chave para a decisão estratégica.
Mostramos exatamente o faturamento mínimo para você não ter prejuízo. E fazemos isso em dois níveis: Por atividade de negócio (para saber o ‘zero a zero’ de cada cultura) e o Ponto de Equilíbrio total da propriedade rural, que considera todos os seus gastos fixos.
É o seu mapa de sobrevivência e lucratividade.
Apuramos o resultado final e consolidado da sua propriedade rural. Aqui, avaliamos o desempenho da produção e sua produtividade em conjunto, mostrando a verdadeira capacidade do seu negócio agrícola de gerar riqueza, unindo todas as suas diferentes atividades em um único veredito.
Antecipe-se à sazonalidade do agronegócio. Estruturamos o seu Fluxo de Caixa com base no Plano Safra, calculamos sua real necessidade de capital de giro para o ciclo e projetamos diferentes cenários de tendência.
É a ferramenta essencial para garantir que você tenha dinheiro nos momentos certos, sem surpresas.
Fale com nosso especialista e entenda como podemos te ajudar! Entraremos em contato assim que possível.
Sim. Independente da forma como os dados são registrados e armazenados, ou se a sua gestão é mais simples, o método é aplicado e obtemos o mesmo resultado.
Não. Entendemos a correria do produtor. O método pode ser aplicado diretamente com você, desde que tenhamos acesso aos dados e informações necessárias para a análise.
Ele realmente entende as particularidades. O MARAP foi desenvolvido para atender às especificações exatas das propriedades agrícolas, analisando o negócio com base no ciclo safra.
Sim, totalmente. Toda a análise da propriedade tem como base o ciclo safra.
Mesmo que o desempenho seja apurado anualmente (Janeiro a Dezembro), existe a análise específica do ciclo de cada cultura, respeitando a sazonalidade do seu caixa.
O projeto é dividido em 4 fases claras:
1. Levantamento de Dados (onde coletamos o checklist da propriedade);
2. Análise e Diagnóstico (onde processamos as informações da safra);
3. Elaboração do Relatório (cálculo e consolidação dos indicadores);
4. Apresentação Final (onde entregamos o Plano de Ação).
O MARAP, por sua natureza sazonal, leva um pouco mais de tempo, geralmente de 6 a 8 semanas até a apresentação final.
Este prazo também depende da sua disponibilidade e da colaboração no levantamento dos dados.
Você não recebe apenas relatórios técnicos.
O principal entregável é um Plano de Ação prático, com a priorização das atividades que trarão maior impacto para o desempenho da sua propriedade.
Não. O MARAP analisa a rentabilidade da cultura que já existe.
A decisão de qual cultura plantar envolve outras variáveis, como análise de mercado, de solo e agronômica, que não fazem parte do nosso escopo financeiro.
Como o MARAP lida com o ciclo do agronegócio e a sazonalidade, o prazo para os primeiros resultados é um pouco mais extenso.
Após a entrega e a implementação das ações do Plano de Ação, eles podem ser sentidos em 30 a 60 dias, dependendo do ciclo operacional da sua propriedade.
O MARAP é uma metodologia aplicada e validada desde 2008, e já foi executado com sucesso em mais de 10 propriedades rurais e cooperativas do setor.
Nossa maior garantia são as referências e os resultados que já entregamos.
A garantia é que o mesmo Método MARAP, validado há anos, será aplicado para encontrar a melhor solução para sua propriedade.
Todas essas questões são tratadas diretamente com nosso consultor fundador, Rogério Bombonatti, para garantir uma proposta 100% alinhada à sua realidade e necessidade.
Bombonatti Consultoria Empresarial © Copyright
Todos os direitos reservados.