O termo startup surgiu nos Estados Unidos durante a década de 1990, se popularizou no meio das empresas dessa época ligadas ao segmento da tecnologia e fundadas no estado da Califórnia, em especial, no famoso Vale do Silício.

Embora não se limite apenas a negócios digitais, uma startup possui algumas características próprias que a diferencia de uma empresa tradicional.
Para Eric Ries, autor do livro A Startup Enxuta (Lean Startup), uma das leituras mais comentadas sobre o tema, “é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza”. Uma outra definição semelhante, dessa vez do Steve Blank, considerado o mestre das startups, diz que “é uma organização temporária em busca de um modelo de negócio escalável, recorrente e lucrativo”.
A maioria dos empreendedores, consideram que para ser uma startup é necessário possuir um Modelo de Negócio Inovador, Escalável e Repetível em um Cenário de Incertezas. Mas o que são essas características?
Antes de tudo, o Modelo de Negócio é diferente de um Plano de Negócio, segundo o pesquisador Alexander Osterwalder, pode ser entendido pela lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor. Em outras palavras no contexto de Inovador, é como o seu negócio funciona e soluciona a dor do cliente entregando um novo produto e/ou serviço para o mercado. Osterwalder foi um dos criadores da Tela/Quadro do Modelo de Negócio, mais conhecida como Business Model Canvas (BMC), uma ferramenta visual bastante utilizada para idealizar os Modelos de Negócios, a partir de nove blocos em que cada um deles representam as principais áreas de uma empresa.
Escalabilidade é uma das principais características das startups. Um Modelo de Negócio Escalável é aquele capaz de aumentar sua produção e vendas sem aumentar seus custos e despesas. Para facilitar o entendimento, vamos analisar um Modelo de Negócio que não é Escalável, por exemplo, uma padaria de bairro:
Imagine que ela tenha uma capacidade de produção de 500 pães por dia. Passado um período, a demanda aumentou e o dono agora precisa produzir 1.000 pães por dia. Porém, para atender essa demanda será necessário dobrar toda sua estrutura, desde as matérias-primas (ex. farinha), equipamentos (ex. fornos), mão de obra (ex. padeiros), entre outros custos. Ou seja, ainda que a padaria possa crescer, não é possível atender um número cada vez maior de clientes com a mesma estrutura. Não é Escalável.
Muitos confundem o que é escala e o que é repetição. Quando destacamos que um Modelo de Negócio é Repetível, significa que ele é capaz de entregar o mesmo produto/serviço em escala potencialmente ilimitada para muitas pessoas, com o mínimo de customização ou adaptação possível.
Por exemplo, não é possível vender a mesma unidade de DVD várias vezes, pois é necessário produzir outro para cada cópia vendida. No entanto, o modelo de streaming da Netflix é Repetível, o mesmo filme é distribuído para qualquer assinante sem que isso influencie na disponibilidade do produto ou no aumento significativo do custo por cópia vendida.
Os estágios de maturação de uma startup são: Ideação, Validação, Operação, Tração e Scale-Up.
O Cenário de Incertezas de uma oportunidade de negócio, em resumo são as hipóteses. Na maioria dos casos no estágio de Ideação de uma startup, o empreendedor não tem a certeza de que o público aceitará pagar pela sua solução, às vezes ainda nem sabe quem é o público e o mercado que irá atuar.
Uma forma de lidar melhor com esse Cenário de Incertezas é através do Produto Mínimo Viável, em inglês Minimum Viable Product (MVP), seu objetivo é validar uma possível solução e ajudar a entender o que realmente o cliente quer.
Nestes estágios de Ideação e Validação, o empreendedor deve se fazer algumas perguntas importantes: Quem é o meu cliente? Eu sei explicar com profundidade sobre o meu produto/serviço? Eu sei explicar para meu cliente quais dores eu consigo solucionar? E na sequência, validar essas respostas com os potenciais clientes através do MVP.
Operação: Com a sua ideia bem consolidada, chegou a hora de ir ao mercado buscar seus primeiros clientes! Este é um dos momentos mais aguardados pela grande maioria dos empreendedores, adrenalina a mil! Neste momento é muito importante buscar alguma aceleradora ou um programa de aceleração, como o InovAtiva Brasil por exemplo, ou outros que possam ajudar você a acelerar a sua startup, principalmente com mentorias gratuitas com especialistas de diversas áreas e segmentos.
Tração: Quando a sua startup chega neste estágio, certamente você já falhou muitas vezes, conseguiu “realinhar os ponteiros sem deixar a peteca cair”. Acima de tudo, entendeu que a solução que vocês estão criando, funciona para diversos clientes, e impacta a vida de muita gente! Neste momento, o objetivo é claro: CRESCER! É aí que as “rodadas de investimento” aparecem. Seja através de alguma estrutura privada (Fundos de Investimentos), ou até mesmo pessoas físicas, que aportam dinheiro em troca de participação da sua startup. Estes investimentos são fundamentais para escalar o seu negócio de forma contínua, e, se possível, exponencialmente.
Caso a sua solução esteja robusta, em teoria, sua startup deve crescer bastante sem elevar tanto os custos.
Autossustentação ou Scale-Up: Este é o momento mais aguardado por todos os fundadores e/ou sócios de uma startup! Para chegar até aqui, o time deverá ter sido bastante assertivo em todas as tomadas de decisão. Neste momento a sua startup está crescendo no mínimo 20% ao ano (em receita ou número de funcionários), o time passa a ficar um pouco mais “robusto”, começa a crescer (em média mais de 10 ou mais funcionários), e a sua solução se mantém firme no mercado, mesmo com a possível competitividade do setor. É muito comum que nesta fase de maturidade das startups aconteçam aportes financeiros robustos, chamados de “Séries A, B, C, D…” que chegam a Milhões de Dólares. Infelizmente, ainda são poucas startups que conseguem chegar até este estágio de maturidade. Aquelas que chegam a este estágio, em alguns anos podem inclusive se tornar Unicórnios, startups cujo valor de mercado é superior a Um Bilhão de Dólares (U$1.000.000.000,00). Curiosamente, até o final do primeiro trimestre de 2020, existiam “apenas” 449 Startups Unicórnios no mundo (a grande maioria nos EUA, China e Europa). No Brasil, apenas 11.
Se você possui o espírito empreendedor, ainda que não tenha uma ideia formulada, mas quer empreender, comece a observar os problemas do cotidiano das pessoas, estimule sua criatividade pensando em como você poderia criar soluções inovadoras para elas, busque ajuda, desenvolva novas conexões com startups, incubadoras, mentores e aceleradoras. Não espere nada pronto, o caminho certamente será construído no decorrer da sua jornada. Tendo sucesso ou não, garantimos apenas uma coisa: será engrandecedor.
Grande abraço e VAMOS PRA CIMA!!!
Frederico Bombonatti e Alexandre Pedretti
Agradecemos o convite do Professor Odair Soares, fundador do Projeto Empreendendo, pela oportunidade de participar do seu Programa e “desmistificar” um pouco sobre startups.

